A Direção Escolar do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha – ICPAC, na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Folclore (22 de setembro), organizou uma programação ao longo de toda a semana para celebrar a cultura brasileira e suas raízes folclóricas. As atividades foram desenvolvidas de 21 a 25 de agosto e mesclaram momentos dentro e fora da instituição.
No primeiro dia (21), os alunos com deficiência visual que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos – EJA, visitaram o Mercado de Artesanato Paraibano e tiveram a oportunidade de conhecer de perto as riquezas dos artesãos regionais, a exemplo de roupas, brinquedos, utensílios domésticos, objetos de decoração e instrumentos musicais, elaborados com materiais típicos do nosso Estado. Ao final da manhã, os estudantes da EJA também visitaram o Centro Turístico Tambaú e parte da orla.
No dia seguinte (22), os alunos com deficiência visual do Fundamental 1, 2 e Ensino Médio realizaram uma viagem à cidade de Campina Grande e conheceram de perto o belíssimo Museu de Arte Popular da Paraíba e suas riquezas, que valorizam as nossas raízes artísticas e culturais, com atividades sensoriais e acessíveis. Em seguida, os estudantes se deslocaram ao Instituto dos Cegos de Campina Grande e puderam conhecer os seus espaços, profissionais e a história desta importantíssima instituição.
Na manhã da quarta-feira (23) foi realizada uma oficina de contação de histórias, promovida de Companhia de Teatro de Bonecos “Boca de Cena”, direcionada às crianças da área visual e intelectual. Os atores presentes contaram várias histórias interativas e se utilizaram de objetos, brinquedos e fantoches para torná-las mais imersivas e acessíveis.
Na tarde do dia 24 de agosto, no Espaço das Práticas Integrativas e Complementares, ocorreu uma Roda de Conversa sobre Chás Medicinais e Bem-estar, com os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio e da EJA. O momento foi conduzido pela Presidente do ICPAC Valéria Carvalho, que possui experiência e capacitação sobre o tema. Na ocasião, os presentes puderam conversar sobre inúmeras ervas medicinais, seus benefícios e ao final ocorreu um momento de degustação de vários chás, como: camomila, erva-cidreira, erva-doce, canela e boldo.
E como atividade final da programação, na sexta-feira (25), usuários e alunos da área visual e intelectual puderam desfrutar do nosso tradicional Café Folclórico, que contou com comidas típicas paraibanas, como: cuscuz, pamonha, bolo de milho, milho cozido e mais. Ao longo do café, ocorreram apresentações artísticas com personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, músicas tradicionais da cultura nordestina, apresentações de dança do Boi Bumbá e do Carimbó e ainda dinâmicas integrativas.
Através do nosso Instagram (@icpacpb) e do nosso Facebook (Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha) é possível conferir fotos, vídeos e mais detalhes da nossa Semana do Folclore ICPAC 2023 e de todas as novidades da nossa instituição.
Comentários