O dia 08 de abril é reconhecido nacionalmente como o “Dia do Sistema Braille”, em alusão a data de nascimento do primeiro professor cego do Brasil: José Álvarez de Azevedo, responsável por trazer e implementar o sistema em nosso país.
E para celebrar esta data histórica, várias instituições e organizações paraibanas se uniram para promover a “Jornada do Braille”, que contou com três dias de atividades comemorativas e educativas. A promoção do evento foi realizada por: Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, FUNAD, FUNESC, APACE, Rede de Leitura Inclusiva, UFPB, UEPB e Jornal a União, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.
No primeiro dia de ações (08), foi realizado pela manhã no auditório do ICPAC, um momento comemorativo com diversas apresentações, tais como: caracterização de Louis Braille com relatos históricos da sua vida, depoimento do atleta multicampeão de Futebol de Cegos Marcos José, apresentação de produções textuais com a entrega de medalhas “Adalgisa Cunha 80 anos”, leituras em Braille, fala da Presidente do ICPAC Valéria Carvalho, jogral do Fundamental II e momento musical final com Beto Melo e Neide Araújo.
Estiveram presentes representantes de instituições e organizações parceiras, como: Márcia Moreira (Rede de Leitura Inclusiva), Otto de Souza (Jornal A União), Tatiana Cavalcanti (Funesc), Jovania Campos (FUNAD), entre outros. Após este momento comemorativo, dando continuidade a programação do dia, ocorreu uma entrevista na Rádio Tabajara com a nossa profissional Vanesa Veloso e com Márcia Moreira, da Rede de Leitura Inclusiva.
Na terça-feira (09), alunos com deficiência visual do ICPAC tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Acessível da Biblioteca Juarez da Gama, na Funesc. Durante a manhã, eles participaram de oficinas de contação de histórias e conheceram várias obras literárias em Braille. Foi um momento rico em aprendizados, brincadeiras, inclusão e troca de experiências.
No dia seguinte (10), foram realizadas oficinas de sensibilização em escolas públicas da capital paraibana sobre a importância do Braille, para alunos com e sem deficiência visual. As ações ocorreram na Escola Antônia Rangel e na Escola EMGRO.
As oficinas contaram com a presença de profissionais da nossa instituição, a exemplo de Vanesa Veloso e José Roberto, que trouxeram atividades práticas, explicações teóricas e relataram experiências que evidenciaram a relevância do braille em suas vidas e para toda a comunidade.
O ICPAC fica honrado em colaborar para a execução da Jornada do Braille, favorecendo a valorização deste sistema de inclusão, educação e cidadania, fundamental na vida das pessoas com deficiência visual.
Continue acompanhando todas as novidades do ICPAC por aqui e também pelas nossas redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook e Youtube).
Comentários