O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha recebeu neste último sábado (24 de setembro), pelo segundo ano, o Festival Paralímpico, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB. O evento ocorreu simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras, reunindo cerca de 15.000 participantes pelo país e celebrou o dia do atleta paralímpico (22 de setembro) e o dia nacional de luta da pessoa com deficiência (21 de setembro).
A festividade realizada no ICPAC contou com a participação de aproximadamente duzentas crianças e adolescentes (80% com deficiência e 20% sem deficiência) de 7 a 17 anos. O evento foi dividido por um sistema de estações, em que os participantes puderam ter uma experimentação lúdica de três modalidades paralímpicas: atletismo, futebol de cegos e bocha.
Estiveram presentes no momento atletas paralímpicos que auxiliaram nas estações, conversaram e tiraram fotos com os jovens, foram eles: Alan Fonteles (atletismo); Jardiel Soares e Maicon Júnior (futebol de cegos); Luan Lacerda e Matheus Costa (goleiros de futebol de cegos). Vários voluntários e estudantes de educação física também colaboraram com as atividades desenvolvidas na instituição.
Todos os participantes receberam uma camisa especial do evento e após as oficinas paralímpicas, tiveram a oportunidade de conferir um vídeo com a fala incentivadora de inúmeros atletas paralímpicos multicampeões e do presidente do CPB Mizael Conrado.
Presencialmente, a presidente do ICPAC Valéria Carvalho também registrou a sua fala, ressaltando que todos ali já eram medalhas de ouro na vida. E Fábio Vasconcelos, coordenador do centro de referência ICPAC, falou ao público e convidou as crianças e jovens com deficiência a praticarem modalidades ofertadas gratuitamente pela instituição.
Assim como no primeiro ano, o ICPAC fica honrado em receber um evento que celebra a força transformadora do esporte paralímpico e que incentiva milhares de pessoas a praticarem e a sonharem cada dia mais alto.
Para conferir mais fotos, vídeos e continuar acompanhando todas as novidades, acesse também as nossas redes sociais: @icpacpb (instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (facebook e youtube).
Comentários