Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

segunda, 9 de agosto de 2021

Os Jogos Paralímpicos é o maior evento esportivo envolvendo Pessoas com Deficiência do mundo. Neste ano, assim com as Olimpíadas, será realizado em Tóquio no Japão e terá início no dia 24 de agosto e término no dia 05 de setembro. A delegação brasileira levará 229 paratletas e 23,2% possuem alguma deficiência visual. Vários estados brasileiros estarão representados, inclusive a Paraíba. 

Dentre as principais modalidades que os paratletas com deficiência visual vão disputar, temos o Goalball e o Futebol de 5, que são desenvolvidos especialmente para este público. O Goalball é jogado em uma quadra com as mesmas dimensões da do vôlei e cada equipe conta com três titulares e três reservas, que defendem e atacam, com o objetivo de balançar a rede adversária. O Futebol de 5 é uma modalidade praticada normalmente em uma quadra de futsal adaptada ou campo de grama sintética e conta com a participação de 5 jogadores, sendo o goleiro o único com visão total. A modalidade é uma adaptação do tradicional futebol e a equipe com mais gols vence a partida.  

Ambas as modalidades possuem bolas com guizos sonoros e os atletas usam vendas para igualar a visão de todos, nas quadras, o silêncio é necessário para o bom desempenho dos paratletas. A equipe masculina de Goalball, atual bicampeã mundial, vai ter a sua primeira disputa contra a Lituânia, campeã na Rio 2016, no dia 24 de agosto às 21h. E a equipe feminina, que busca sua primeira medalha paralímpica, encara os Estados Unidos, no dia 25/08, e o horário vai depender de outras duas partidas do dia. Já o Futebol de 5, que conquistou os quatro ouros paralímpicos que disputou, inicia a competição contra a China, no dia 28/08, por volta das 23h30.

Além dessas duas modalidades, destacam-se também o atletismo, a natação e o judô, que contam com adaptações para as necessidades dos paratletas e, no caso do atletismo, tem-se o auxílio de atletas-guias.

Dentre os atletas que estão representando o Brasil, alguns já passaram pelo Instituto dos Cegos da Paraíba e o técnico da seleção brasileira feminina de Goalball, Dailton Nascimento, é professor de educação física da instituição. O ICPAC está na torcida pelo Brasil e por todos os paratletas com deficiência visual, que são exemplos de superação e representam tão bem a nossa nação. 

Parte da delegação brasileira já viajou para Tóquio e vão passar por um período de adaptação. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24/08 e as transmissões aqui no Brasil serão realizadas pelo SporTv, que é a emissora oficial do evento. Você pode acompanhar mais notícias sobre as Paralimpíadas através do nosso perfil no Instagram: @icpacpb.