Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha foi fundado em 15 de maio de 1944 pela senhora Adalgisa Duarte da Cunha na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Desde a sua fundação, o Instituto atua na educação dando oportunidade ao deficiente visual de ter acesso a uma educação acessível às suas limitações e assim poder adquirir conhecimento da mesma forma que os ditos normais.

A pessoa com deficiência visual precisa ser incluída na sociedade de forma que esteja preparada para os desafios diários e ser efetivamente cidadã com direitos e deveres e não mais um excluído da sociedade.

Com isso para somar a educação, o Instituto, em 2013 deu um passo importante em sua história, incluiu atividades de reabilitação da pessoa com deficiência visual, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Já em 2015 o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha instala o primeiro Consultório Oftalmológico do Nordeste dentro de suas instalações. Um consultório com equipamentos de alta tecnologia e os melhores profissionais qualificados na área da oftalmologia para a pessoa com baixa visão.

Atualmente o Instituto oferece atendimento que vai do recém-nascido até a melhor idade. Aos recém-nascidos são oferecidos os serviços de estimulação visual, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional conforme o seu desenvolvimento. Para as crianças e adultos é ofertada a comunicação alternativa através da música e alfabetização em Braille dentre outros serviços.

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha é mantido através de doações e tem cadastrado mais de 400 pessoas com algum tipo de deficiência visual e que tenham, ou não, alguma outra deficiência associada.

Atualizado em 11/06/2017