Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

Presidente

Valéria Cavalcanti Carvalho dos Santos

Bacharel em Psicologia Clínica pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Regional de Psicologia da Paraíba. Há 20 anos atuando na área da pessoa com Deficiência Visual, foi Coordenadora de Projetos na Área da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de Mamanguape, Chefe da Divisão Psicopedagógica, Coordenadora de Atendimento à Pessoa com Deficência Visual na FUNAD e membro da Diretoria da Associação Paraibana de Cegos – APACE. Assumiu a presidência do ICPAC em 2020.


Vice-Presidente

José Antônio Ferreira Freire

Nascido em 26 de fevereiro de 1964, na cidade de Carpina/PE, ficou cego aos 16 anos de idade e, desde então, começou a frequentar Instituições de atendimento para pessoas com deficiência visual.

Na década de 80, iniciou a militância no movimento das pessoas com deficiência, participando da fundação da Associação Pernambucana de Cegos (APEC), em 1983.

Na década de 80, iniciou a militância no movimento das pessoas com deficiência, participando da fundação da Associação Pernambucana de Cegos (APEC), em 1983.

Em 1987, veio morar em João Pessoa e engajou-se no movimento de luta do estado, filiando-se à Associação Paraibana de Cegos (APACE), onde atuou como tesoureiro e vice-presidente; ocupou a presidência da Associação, pela primeira vez, entre 1991 e 1993, com passagens posteriores no cargo.

Enquanto presidente, foi atleta da APACE, participando de várias competições de futebol de 5, quando ajudou a trazer o tricampeonato brasileiro de futebol de 5 para a Paraíba.

No âmbito nacional, foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC), onde participou das Paraolimpíadas, em Pequim (2008). Também colaborou na Federação Brasileira de Entidades para Cegos (FEBEC), como vice-presidente e presidente.

Atualmente, exerce os cargos de conselheiro do Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONAD) e tesoureiro da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), ambos com sede em Brasília.

Coordena a modalidade de futebol de 5 ligada à Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais com sede no Rio de Janeiro.

José Antônio foi vice-presidente do ICPAC de 2009 a 2012 e assumiu a presidência da Instituição em 2012, tenso sido reeleito, em 2016.