Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

Presidente

José Antônio Ferreira Freire

Nascido em 26 de fevereiro de 1964, na cidade de Carpina - PE. Ficou cego aos 16 anos de idade e desde então começou a frequentar Instituições de atendimento para pessoas com deficiência visual.

A partir de 1982 iniciou a militância no Movimento das pessoas com deficiência, participando da fundação da Associação Pernambucana de Cegos (APEC) em 1983, sendo membro atuante da sua diretoria.

Em 1987 veio morar em João Pessoa e se engajou no movimento de luta nesta cidade; se filiando a Associação Paraibana de Cegos (APACE), onde assumiu diversos cargos como tesoureiro e vice-presidente, chegando à presidência no período de 1991 a 1993, entre outros mandatos com este cargo.

Enquanto presidente, foi atleta dessa Associação, participando de vários campeonatos brasileiros de futebol de 5 onde contribuiu com o título do tricampeonato brasileiro para a Paraíba.

No âmbito nacional foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC), onde participou das Paraolimpíadas em Pequim (2008). Também teve uma colaboração na Federação Brasileira de Entidades de e para Cegos (FEBEC) como vice-presidente e presidente.

Atualmente exerce o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONAD) e tesoureiro da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), ambos com sede em Brasília.

Coordena a modalidade de futebol de 5 ligada a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais com sede no Rio de Janeiro.


Vice Presidente e Diretora de Reabilitação

Valéria Carvalho Cavalcante Santos

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Regional de Psicologia da Paraíba. A 20 anos atuando na área da pessoa com Deficiência Visual atuou como Coordenadora de Projetos na Área da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de Mamanguape, Chefe de Divisão Psicopedagógica e Coordenadora da Coordenadoria de Atendimento a Pessoa com Deficência Visual na FUNAD e Membro da Diretoria da Associação Paraibana de Cegos – APACE.


Diretora de Educação

Waldira Costa Cavalcante Freire

Nasceu em 25 de março de 1963 na cidade de Lagoa de Dentro, Paraíba. Iniciou os estudos aos sete anos e frequentou o Grupo Escolar Getúlio Vargas para cursar o ensino fundamental I. Para continuar os estudos foi para Bom Conselho, Pernambuco, ficando interna no colégio religioso Nossa Senhora do Bom Conselho, onde concluiu o curso pedagógico em 1981.

Iniciou sua carreira profissional em 1982 na escola particular Carl Rogers nos Bancários como professora da 1ª série do ensino fundamental.

Em 1983 foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, concluindo o curso em 1986. E antes de concluir a faculdade em 1984 atuou na Escola Paroquial São Judas Tadeu, em João Pessoa, como professora da 2ª série até o ano de 1985.

Iniciou sua vida pública no âmbito Estadual em 1986 na Escola Estadual Padre Dehon, em João Pessoa, como professora da 3ª série, logo depois assumindo a função de Supervisora Escolar. No ano de 1992 foi transferida para a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) para trabalhar na Coordenadoria de Educação Integrada. Em 1996 participou do curso sobre Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, e no retorno foi transferida para a Coordenação de Apoio ao Deficiente Visual (FUNAD) no serviço de Baixa Visão, até o ano de 2010. Neste mesmo ano foi para o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha para reabrir o serviço de Baixa Visão, desenvolvendo o trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência visual até o momento.

No âmbito Municipal foi aprovada no concurso público da Prefeitura de João Pessoa, no ano de 1987 para o cargo de Supervisora Escolar na Escola Nossa Senhora da Esperança onde ficou até o ano de 2001. Depois atuou na Escola Municipal Luiza Lima Lôbo até o ano de 2009. E na Escola Municipal Cônego Mathias Freire, permanecendo até o ano de 2015. Nesse mesmo ano foi convidada pelo Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha para assumir a Direção Escolar do Instituto onde atua até o presente momento.