Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

segunda, 25 de abril de 2022
Jogadores da APACE junto a seus familiares e amigos estão reunidos para a foto depois do título

O ginásio José Belarmino de Souza foi palco do Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2022, competição realizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), com o patrocínio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e da Loterias Caixa e marcou a volta dos torneios locais após quase três anos. 

No total, onze equipes nordestinas participaram do regional, foram elas: ACEP-PI (Associação dos Cegos do Piauí), ADESUL-CE (Associação D'eficiência Superando Limites), ADVP-PE (Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina), AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco), APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos), APADEVI-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), APID-PB (Associação Paraibana de Inclusão aos Deficientes), CAP-BA (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), CEDEMAC-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos), ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão) e ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia).

A competição ocorreu entre os dias 19 e 24 de abril e contou com a presença de público, com entrada gratuita. Na primeira fase, as oito equipes com as melhores colocações se classificaram para as quartas de final. O time paraibano da APACE empatou com a CAP-BA por 0x0 e venceu a ADVP-PE por 9x0 na primeira fase, conquistando a classificação em terceiro para as quartas, enquanto a APADEVI-PB se classificou em primeiro, vencendo todas as três partidas e o CEDEMAC-MA se classificou em segundo, com duas vitórias e um empate.

Nas quartas de final, a APACE voltou a enfrentar a CAP-BA, mas dessa vez saiu com a vitória por 1x0 e garantiu a vaga nas semifinais contra a forte equipe maranhense do CEDEMAC, última campeã do torneio. Em jogo emocionante e com gol no último minuto, os paraibanos levaram a melhor e conquistaram a vitória por 1x0. A final foi realiza contra a equipe de Campina Grande da APADEVI, que havia vencido todas as partidas até então e contava com dois colombianos no ataque que garantiram o maior número de gols entre os times.

Com as arquibancadas lotadas e com a expetativa alta da torcida para o clássico paraibano entre APACE x APADEVI, o jogo foi muito emocionante, disputado e terminou em 0x0, com ótimas chances para os dois lados, em especial para a APACE, que desperdiçou um tiro de oito metros e um pênalti no tempo regulamentar. Sendo assim, a partida foi para as penalidades e a APACE venceu por 2x1, levando o título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos após dez anos.

Nesta quarta-feira (27) o Ginásio do ICPAC será sede de mais um torneio importantíssimo para o Paradesporto Brasileiro, o Regional Nordeste de Goalball, que reunirá equipes espalhadas por todo o nordeste. As arquibancadas estão liberadas para a entrada gratuita de público e a competição vai até o dia primeiro de maio. Em breve a tabela será divulgada pela CBDV (https://www.cbdv.org.br) e o ICPAC fará a cobertura pelas redes sociais (Instagram: @icpacpb e Facebook: Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha).