Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

sexta, 12 de abril de 2024
Registros em fotos das atividades desenvolvidas ao longo da Jornada do Braille, com vários usuários do ICPAC

O dia 08 de abril é reconhecido nacionalmente como o “Dia do Sistema Braille”, em alusão a data de nascimento do primeiro professor cego do Brasil: José Álvarez de Azevedo, responsável por trazer e implementar o sistema em nosso país.

E para celebrar esta data histórica, várias instituições e organizações paraibanas se uniram para promover a “Jornada do Braille”, que contou com três dias de atividades comemorativas e educativas. A promoção do evento foi realizada por: Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, FUNAD, FUNESC, APACE, Rede de Leitura Inclusiva, UFPB, UEPB e Jornal a União, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.

No primeiro dia de ações (08), foi realizado pela manhã no auditório do ICPAC, um momento comemorativo com diversas apresentações, tais como:  caracterização de Louis Braille com relatos históricos da sua vida, depoimento do atleta multicampeão de Futebol de Cegos Marcos José, apresentação de produções textuais com a entrega de medalhas “Adalgisa Cunha 80 anos”, leituras em Braille, fala da Presidente do ICPAC Valéria Carvalho, jogral do Fundamental II e momento musical final com Beto Melo e Neide Araújo. 

Estiveram presentes representantes de instituições e organizações parceiras, como: Márcia Moreira (Rede de Leitura Inclusiva), Otto de Souza (Jornal A União), Tatiana Cavalcanti (Funesc), Jovania Campos (FUNAD), entre outros. Após este momento comemorativo, dando continuidade a programação do dia, ocorreu uma entrevista na Rádio Tabajara com a nossa profissional Vanesa Veloso e com Márcia Moreira, da Rede de Leitura Inclusiva. 

Na terça-feira (09), alunos com deficiência visual do ICPAC tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Acessível da Biblioteca Juarez da Gama, na Funesc. Durante a manhã, eles participaram de oficinas de contação de histórias e conheceram várias obras literárias em Braille. Foi um momento rico em aprendizados, brincadeiras, inclusão e troca de experiências.

No dia seguinte (10), foram realizadas oficinas de sensibilização em escolas públicas da capital paraibana sobre a importância do Braille, para alunos com e sem deficiência visual. As ações ocorreram na Escola Antônia Rangel e na Escola EMGRO. 

As oficinas contaram com a presença de profissionais da nossa instituição, a exemplo de Vanesa Veloso e José Roberto, que trouxeram atividades práticas, explicações teóricas e relataram experiências que evidenciaram a relevância do braille em suas vidas e para toda a comunidade.

O ICPAC fica honrado em colaborar para a execução da Jornada do Braille, favorecendo a valorização deste sistema de inclusão, educação e cidadania, fundamental na vida das pessoas com deficiência visual.

Continue acompanhando todas as novidades do ICPAC por aqui e também pelas nossas redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook e Youtube).