Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

quarta, 11 de maio de 2022
Imagem de um jovem com deficiência visual jogando xadrez e abaixo temos o nome da competição, sobre um fundo que simula um tabuleiro de xadrez.

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) irá receber mais uma importante competição nas suas instalações, dessa vez de xadrez. A Copa Brasil de Xadrez para Pessoas com Deficiência Visual é uma competição realizada pela Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (FBXDV) e conta com o apoio do ICPAC, da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da Federação Paraibana de Xadrez.

Os jogos iniciam nesta sexta-feira (13) e vão até o domingo (15), com o total de cinco rodadas, que serão realizadas no Ginásio José Belarmino de Souza. No total, esta etapa nordeste conta com quarenta inscritos, entre mulheres e homens, de várias instituições espalhadas pelo Brasil. Teremos representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba. 

A programação foi definida da seguinte forma: na sexta-feira (13), às 14:00, teremos a abertura e o congresso técnico, às 15:00 a primeira rodada e a partir das 20:00, a segunda rodada. No sábado (14/05), a partir das 09:00, teremos a terceira rodada e a partir das 15:00, a quarta rodada. E no domingo (15), a quinta e última rodada acontecerá a partir das 08:30 e logo após o seu término, ocorrerá a premiação e o encerramento. 

A cerimônia de abertura, que será realizada também no ginásio do ICPAC, contará com a participação artística de Beto Melo e com várias representações, são elas: Kaio Márcio (Secretário Municipal de Esportes de João Pessoa), Suzi Belarmino (Presidente do Conselho Estadual da pessoa com deficiência), Márcia Dias Lopes (Presidente da FBXDV), Oneide Figueiredo (Diretor de programação e eventos da FBXDV), Eduardo Sanches (Presidente da Federação Nordestina de Xadrez), Joana Belarmino (Professora Doutora da UFPB), José Antônio (Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - CBDV), Valéria Carvalho (Presidente do ICPAC), representante da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, entre outros. Todo o evento será aberto ao público interessado.

Nesta etapa serão premiados os cinco primeiros colocados na classificação geral, a campeã feminina, o primeiro colocado na categoria juvenil e na categoria sênior, o melhor colocado com o rating abaixo de 1800 e o melhor colocado com o rating abaixo de 2000 (entre 1800 e 1999). A etapa nordeste ainda garante classificação para as finais da Copa Brasil de Xadrez para Pessoas com Deficiência Visual, que será realizada ainda este ano.

Para ficar por dentro das novidades e acompanhar registros da competição, acesse as nossas redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook).