No dia 16 de maio de 1944, a senhora Adalgisa Cunha fundou o Instituto dos Cegos da Paraíba e nesta última quinta-feira (16), o ICPAC completou 80 anos de existência. Para celebrar esta data histórica, foi organizada uma belíssima cerimônia comemorativa, realizada no auditório Elizete de Araújo Pereira e posteriormente no Ginásio José Belarmino de Souza.
No início da cerimônia, o hino do instituto foi cantado por Suzi Belarmino e tocado no piano por Beto Melo. Em seguida o nosso usuário José Marcos Martins realizou uma apresentação no piano e a nossa usuária Kamily Graciano leu uma mensagem em braille, escrita por Joana Belarmino, em que ressaltava a grandeza deste marco histórico e do quanto o instituto impactou a sua vida e a de tantas pessoas cegas.
Após este celebre momento, a mesa foi formada e cada um dos componentes realizou falas de agradecimento, parabenização e reconhecimento do trabalho realizado ao longo de tantos anos, foram eles: Valéria Carvalho (Presidente do ICPAC), Neide Araújo (Vice-Presidente do ICPAC), José Antônio Freire (Presidente da CBDV), Pollyanna Dutra (Secretária do Desenvolvimento Humano da Paraíba), Cícero Lucena (Prefeito de João Pessoa), Zezinho Botafogo (Vereador de João Pessoa), Luis da Padaria (Vereador suplente de João Pessoa), Marmuthe Cavalcanti (Vereador de João Pessoa), Marcos Zanella (Gestor do contrato DETRAN-ICPAC), Renata Martins (representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e Neuma Karina (Assessora Parlamentar da Deputada Estadual Cida Ramos).
Dando sequência a programação do dia, todos os presentes foram ao Ginásio do ICPAC, em que tiveram a oportunidade de realizar um grande lanche coletivo, cantar os parabéns, junto a Beto Melo e Ricardo Ribeiro, e tirar fotos com toda a decoração, que evidenciaram a figura de Adalgisa Cunha, em tons de dourado e branco, com várias flores espalhadas no ambiente.
Na tarde de sexta-feira (17), para continuar as comemorações, foi realizado um show intitulado: “80 anos em Canto e Prosa”, protagonizado por ex-usuários, que fazem parte da história viva do ICPAC, são eles: Beto Melo, Neide Araújo, Joana Belarmino e Suzi Belarmino. No repertório, eles cantaram músicas que marcaram época no ICPAC, especialmente canções ensinadas pelo Maestro Laurentino, o primeiro professor de música do ICPAC. Também foram cantadas músicas populares brasileiras e canções que evidenciam o orgulho em ser paraibano.
Em todas as comemorações o nome de Adalgisa Cunha foi sempre destacado e hoje ela segue nos inspirando com seu legado de compromisso, zelo e amor pela causa. “Salve o lindo instituto, sempre avante” foi o lema dos 80 anos, e a frase foi extraída do nosso próprio hino.
Para acompanhar as fotos, vídeos e demais registros dos 80 anos do ICPAC, nos acompanhe também através das redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook e Youtube).
Comentários