Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

Imagem de marquinhos tocando flauta, com uma parede repleta de imagens de super-heróis atrás

Olá! Me chamo Marquinhos. Nasci no dia 12 de março de 2009, na cidade de João Pessoa. Sou filho de Marcos e Josilene. Estudo na Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes, que fica em Cabedelo, cidade onde moro com a minha família. Eu nasci com deficiência visual, devido a um glaucoma congênito.  Eu entrei no Instituto dos Cegos da Paraíba através do meu irmão mais velho, Emmanuel, que foi apresentado ao ICPAC através de Luzia Dias, amiga da família.

No Instituto, eu faço aula de natação, informática, Braille e música. As aulas de iniciação musical com o professor Júnior Rodrigues, que começaram há apenas sete meses, despertaram o meu interesse pela flauta, instrumento que ganhei do Instituto e pelo qual me apaixonei.

Durante a pandemia, com as aulas presenciais suspensas, comecei praticar em casa, com a ajuda do meu pai e de vídeos na internet. Agora, já sei tocar mais de 50 músicas e já até fui convidado para me apresentar a uma ministra do Brasil, além de ter sido convidado pela ONU para fazer uma apresentação e de dar várias entrevistas para emissoras de televisão de diferentes lugares do país. Também tenho um canal no youtube, que se chama Estação Blue. Lá eu  toco diversas músicas e já tenho mais de mil e duzentos seguidores. Também tenho conta no Instagram: @josemarcos5451

No ICPAC, além de desenvolver habilidades, faço bastantes amigos. O mais chegado é o Pedrinho. Quando estamos juntos é uma festa, gostamos de brincar, correr e nos divertimos muito. Gosto muito de estar na Instituição e ela me ajuda a mostrar ao mundo que não importa o que você tenha, se você é uma pessoa com deficiência. Todos nós somos capazes de fazer o que queremos.