Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

segunda, 12 de julho de 2021

              O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha vem desenvolvendo, desde o dia 6 de abril de 2021, o projeto: "A Leitura e a Música como recurso para o desenvolvimento da Criança e do Adolescente" aprovado e incentivado pelo CMDCA JP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa. O projeto, como o nome sugere, surgiu da necessidade observada pela coordenação da reabilitação em oferecer atendimentos que estimulassem o desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência, através de recursos comprovadamente eficazes. 

            No campo da leitura, são atendidas crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão e são utilizados recursos de estímulo e desenvolvimento literário, especialmente por meio do Braille. Essa ação tem um importante papel ao longo de toda vida da pessoa com deficiência visual, que terá a oportunidade do aprimoramento no campo educacional, o que oportunizará várias possibilidades no decorrer da sua vida. 

            Já no campo da música, são atendidas crianças com microcefalia ou com deficiências múltiplas e são utilizados diversos recursos musicais, didáticos e sonoros, como instrumentos musicais e brinquedos/objetos, que estimulam o desenvolvimento precoce da criança, o que fará toda a diferença na qualidade de vida e no comportamento daquele indivíduo.

             Atualmente o projeto é coordenado por Gilson Batista com o apoio de Kathlyn Seixas. O professor Conan Mendes é o responsável pela área da música, organizando e aplicando as atividades neste campo. Na área da leitura, a profissional responsável é Vanessa Veloso, que conta com o apoio de Josefa Josineide e José Alberto de Melo. As atividades são realizadas nas terças, quintas e sextas e ocorrem de forma híbrida, ou seja, de maneira remota e presencial, em decorrência do período em que estamos vivendo. 

             O término do projeto está previsto para novembro de 2021 e o ICPAC está muito feliz com os resultados alcançados até aqui, percebendo uma melhora significativa nas reações aos estímulos apresentados, assim como aos ensinamentos repassados, comprovando o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O Instituto dos Cegos da Paraíba pretende dar continuidade ao projeto e desenvolvê-lo cada vez mais, para alcançar mais pessoas e fazer a diferença na vida delas e das pessoas que a acompanham.