Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

terça, 13 de outubro de 2020
Imagem de um cadeirante descendo do ônibus, através do elevador hidráulico do veículo, em João Pessoa

Programa Passe Livre garante a todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia o direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens municipais e intermunicipais de ônibus ou trem. O direito ao transporte está associado ao direito fundamental de ir e vir e deve ser garantido às pessoas com deficiências.

Em João Pessoa, o serviço de emissão do Passe Livre é realizado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD.


Como solicitar?


A pessoa com deficiência deverá se dirigir a qualquer unidade de saúde credenciada pelo SUS e solicitar avaliação e emissão do laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde – CID 10 da deficiência; devendo o mesmo ser emitido por um especialista. Além do laudo médico, a pessoa com deficiência deverá também apresentar exame laboratorial que ateste o tipo sanguíneo – Fator RH.

 

Passe Livre Municipal - Para João Pessoa, a Lei nº 7.170/1990 garante o Passe Livre Municipal às pessoas com deficiência que residem no município de João pessoa ou nas cidades de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, desde que estudem ou trabalhem na Capital. 
O beneficiário ou seu representante devem se dirigir à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência- FUNAD, apresentar o laudo na CORDI para uma avaliação do médico e ir ao setor do Programa Passe Livre a fim de requerer o benefício munido dos seguintes documentos:
Cópia de: Laudo Médico, Exame de tipo Sanguíneo, 2 Fotos 3x4, Carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de residência.

Passe Livre Intermunicipal - Garantido pela Lei nº7.529/2004, a pessoa com deficiência pode ter acesso ao programa através do setor de Passe Livre na FUNAD em João pessoa ou na Casa da Cidadania, em Campina Grande (lá o (a) usuário(a) pode solicitar o Passe Livre Intermunicipal pela primeira vez, recadastrar ou pedir segunda via, sem necessitar ir à Capital).

Documentos necessários:
Cópia de: Laudo Médico, Exame de tipo Sanguíneo, 2 Fotos 3x4, Carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de residência.

Contato da Funad para Esclarecimentos

Endereço: Rua Dr. Orestes Lisboa, s/n – Conjunto Pedro Gondim - João Pessoa-PB;
Telefones:  (83) 3244-2451; (83) 3244-1542; (83) 3243-8446; (83) 3243-8763;