Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

segunda, 3 de agosto de 2020
Imagem de usuário tendo a temperatura corporal aferida, na entrada do ICPAC

Por Allan Oliveira

O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha começou, hoje (03/08), a terceira fase da retomada das atividades presenciais, com o retorno de novos atendimentos da Reabilitação Visual (Estimulação Precoce, Psicologia, Musicoterapia, Atendimento de Braille, Atendimento de Informática, dentre outros) e da reabilitação da pessoa com deficiência intelectual (Psicologia, Musicoterapia e Atendimento Pedagógico, dentre outros).

A definição do Plano de Retorno dos Atendimentos foi definida através de reuniões virtuais e segue todos os protocolos dos órgãos de saúde para o enfrentamento da Covid-19, como a instalação de totens de álcool em gel, sanitização dos ambientes antes e após os atendimentos, o uso obrigatório de máscaras por todos, distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas e aferição de temperatura.

A segunda fase, que começou na semana passada (27/07), retomou os atendimentos de Fisioterapia, Neurologia, Oftalmologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, dentre outros.

Ângela Pimenta, psicóloga do ICPAC, comentou sobre como está sendo o retorno: “As famílias estão colaborando, vindo apenas um acompanhante por paciente e respeitando o distanciamento social. Algumas crianças estranharam um pouco o uso da máscara, mas logo se adaptaram.”

Nicole, fonoaudióloga do ICPAC, ressaltou as alterações necessárias nos atendimentos: “Reduzimos a quantidade de pacientes por turno, de modo a ter um intervalo maior entre um atendimento e outro, onde ocorre uma limpeza minuciosa dos materiais e ambiente. Além disso, usamos initerruptamente os EPI´s, como capote, máscaras e face shield (proteção facial). No momento, as pessoas do grupo de risco, como idosos, continuam com os atendimentos presenciais suspensos. Para todos do grupo de risco, os atendimentos continuam sendo realizados de maneira remota.”

O Instituto recomenda aos pacientes e acompanhantes, que porventura apresentarem algum dos sintomas da Covid-19, que mantenham o isolamento domiciliar por pelo menos duas semanas, e que procure atendimento médico adequado, de modo a garantir a segurança dos usuários e colaboradores..

Os atendimentos educacionais, como EJA, AEE, dentre outros, retornarão conforme o calendário do Plano de Retorno dos Atendimentos.

Serviço

As pessoas que desejam ser atendidas pelo ICPAC podem agendar a triagem pelo telefone: (83) 3244-6220. Os agendamentos acontecem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira.