Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

quarta, 29 de junho de 2022
imagem com o nome São João ICPAC 2022 e fotos de uma usuária do ICPAC, profissionais da instituição e o Forró Zabumbê.

Nos últimos dois anos, o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha comemorou o São João de maneira virtual, através da live “São João ICPAC em Casa”. Neste ano de 2022, o ICPAC realizou no Ginásio José Belarmino de Souza, uma festa junina para celebrar a data ao lado de usuários, profissionais e familiares. 

A festividade foi marcada por muito forró, comidas típicas, decorações juninas, dança, sorteios e muita alegria entre todos os presentes. Na ocasião, Valéria Santos, presidente do ICPAC, destacou: “é um momento para mim de muita honra, de muita festa, em que, como diz meu amigo Beto Melo: é o fogo da fogueira em nossos corações(...) é um São João de retorno, de festejo a um novo normal que estamos vivendo, então sejam muito bem-vindos”.

O São João ICPAC 2022 contou com atrações artísticas que contagiaram o público e tornaram o momento ainda mais especial, foram elas: Forró Zabumbê (trio composto por pessoas com deficiência visual: Júnior Baiano, Beto Melo e Severino Marti), “Trio Forró pra Dançar” e “Amigos do Forró”. A Associação Paraibana de Cegos – APACE ficou responsável pela venda dos alimentos/bebidas e o valor arrecadado será destinado as obras e serviços da instituição, em prol das pessoas com deficiência visual.

Durante a festividade junina, foram sorteados dois balaios cheios de alimentos, um destinado aos usuários e o outro aos colaboradores da casa. Tatiane, usuária da área visual e intelectual, que possui síndrome de down, teve o seu nome sorteado e por parte dos profissionais, o diretor administrativo André Barbosa levou o balaio para casa. 

A previsão para o próximo ano, a depender da situação relativa aos casos de Covid-19 na capital paraibana, é liberar a entrada ao público externo, para que também possam comemorar a data conosco, assim como em muitas edições do nosso tradicional São João.

O ICPAC irá realizar no próximo dia 08/07, na própria instituição, um momento cultural sobre o São João e Luís Gonzaga – o Rei do Baião, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA e do Atendimento Educacional Especializado – AEE, para oportunizar o conhecimento histórico e destacar fatos e personalidades marcantes.

Continue acompanhando as novidades e notícias do ICPAC por aqui e também através das nossas redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook e Youtube).