Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

sexta, 14 de agosto de 2020
Imagem mostra grupo de pessoas fazendo a contagem de cédulas de votação

Por Allan Oliveira

Nesta sexta-feira, aconteceu a eleição para definir os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa. André Barbosa, Diretor Administrativo da Instituição, foi eleito para representar o Instituto, como conselheiro do CMDCA - JP, durante o biênio (2020-2022).

Trajetória

André Barbosa, que é bacharel em estatística, nasceu em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele ingressou no ICPAC há 11 anos, dando apoio pedagógico nas disciplinas de matemática e física aos alunos do ensino médio.

Com o passar do tempo, ele migrou para a parte administrativa do Instituto, ocupando atualmente, o cargo de Diretor Administrativo. André, que já teve quatro projetos aprovados pelo CMDCA-JP, contou sobre como será sua atuação  no conselho: - “O meu foco será defender os direitos das crianças e adolescentes, principalmente daqueles com deficiência, esse é o meu papel enquanto pessoa que atua neste e para este segmento. Será um mandato colaborativo, onde espero contar com o apoio de outras Instituições voltadas ao trabalho para a pessoa com deficiência”, contou André.

CMDCA-JP

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa é um órgão que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Seu objetivo principal é propor, deliberar e controlar as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, além de fazer o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação.

Edinaldo Barbosa, Assistente Social do ICPAC e também já foi membro do Conselho, falou sobre a importância da cadeira para a Instituição: - “Por ser uma Instituição que há 76 anos presta serviço de reabilitação para as pessoas com deficiência visual e que atualmente atende também pessoas com deficiência intelectual, crianças com microcefalia, pessoas com Transtorno do espectro do autismo, é importante participar de espaços da discussão e de elaboração de políticas públicas e principalmente de espaços colegiado como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João pessoa. É com esse propósito que o Instituto, com assento no CMDCA-JP, defenderá a política pública da Criança e do Adolescente, com olhar da política da pessoa com deficiência.”