Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

sexta, 29 de outubro de 2021
imagem com as quatro modalidades presentes no Centro de Referência Paradesportivo

Com o objetivo de tornar-se um Centro de Referência em Desporto Paralímpico, o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha enviou uma carta de intenção ao Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Após a solicitação, a entidade encaminhou representantes para avaliarem a instituição e sua estrutura. No dia 22 de Setembro de 2021, a CPB assinou a documentação que oficializou o ICPAC como o décimo quarto Centro de Referência Paradesportivo do Brasil.

As modalidades presentes no mais novo centro de referência em desporto de João Pessoa são: goalball, futebol de 5, natação e atletismo, sendo este último praticado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, que possui uma pista de atletismo de alto nível, através de um convênio que foi estabelecido. 

O futebol de 5 e o goalball, modalidades desenvolvidas para pessoas com deficiência visual, são praticadas no novíssimo ginásio do ICPAC José Belarmino de Souza, que dispõe de toda estrutura e equipamentos necessários para o melhor desenvolvimento e desempenho possíveis. A natação é realizada na piscina semiolímpica do Espaço Aquático Lusia Maria de Almeida, no próprio ICPAC, enquanto que o atletismo, como mencionado acima, é praticado nas acomodações da UFPB. 

Todas as modalidades citadas são voltadas para a prática de iniciação, contemplando jovens de 10 a 17 anos, que treinam em média 2 vezes por semana. Futebol de 5, goalball e atletismo são esportes direcionados também para a prática de alto rendimento, voltados à paratletas que visam a carreira profissional e treinam de 4 a 5 vezes por semana. O atletismo e a natação são praticados por pessoas com deficiência visual, física ou intelectual e o futebol de 5 e o goalball são específicos para pessoas com deficiência visual.

As modalidades contam com uma equipe técnica profissional de alto nível e se dividem da seguinte forma: no atletismo, Pedro Almeida, mais conhecido como Pedrinho, técnico de Petrúcio Ferreira (paratleta mais rápido do mundo), é responsável pela prática de alto rendimento, enquanto Gilmar, pela iniciação; no goalball, Ítalo Fabião e Jônatas Castro são os responsáveis tanto pela iniciação como pelo alto rendimento; no futebol de 5, Antônio de Pádua é o responsável pelas duas práticas e na natação, Ítalo Fabião é o profissional encarregado pela iniciação. 

Compondo a equipe, Halekson Barbosa é o fisioterapeuta responsável e Fábio Vasconcelos, técnico da seleção brasileira de futebol de 5, é o coordenador das modalidades e destaca a importância dessa nomeação: “Ao se tornar um centro de referência e contar com o apoio do CPB, o instituto amplia as possibilidades de encontrar novos talentos no paradesporto brasileiro e oportuniza uma melhor qualidade de vida para muitas pessoas com deficiência, auxiliando na reabilitação e desenvolvimento pessoal, social e profissional.”

Através da fala, percebe-se a relevância dessa conquista para as pessoas com deficiência do Estado da Paraíba, que terão à disposição um espaço cada vez melhor e mais preparado para a prática esportiva, como importante recurso do exercício pleno da cidadania.