Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

quarta, 4 de novembro de 2020
Imagem mostra Beto Melo tocando teclado, com uma edição de imagens que mostra uma cachoeria, arco-íris e um aperto de mãos

 

Por Joana Belarmino

Quase quarenta anos de inserção na cena da música paraibana, quatro CDs lançados ao longo dessa trajetória. Esse ano, porém, em plena pandemia e rígidas condições de isolamento social, o cantor e compositor Beto Melo produziu quatro novos CDs, Numa conjugação que envolveu colaboração dos amigos, parcerias produtivas e a arte do cantor, que parece ganhar um vigor novo, uma juventude eterna, independente do tempo que passou. Foi como olhar para a frente, ver o trem, saltar sobre os trilhos e embarcar.

Acompanho a carreira de Beto Melo desde o seu início. Sim, o cantor está mais jovem do que antes. Com mão firme, com voz doce, com a disciplina e a paciência de uma vida inteira, construiu os quatro cds, movido por uma alegria espalhada pelo corpo todo, e por essa sua voz de eterno garoto. É ele próprio que conta:

Tudo Ao Mesmo Tempo, que é o nome de uma música minha que será lançada no CD Das Mil E Uma Noites, talvez seja a frase mais exata para definir o momento que estou vivendo; mas, não foi nada planejado, era talvez um sonho para alguns anos. Tudo começou quando no início do ano passado após uma conversa com o produtor e arranjador Nelys Nunes, tive a intuição de fazer uma campanha para conseguir sessenta doações de cem reais para gravar 20 músicas que comporiam dois CDs, com músicas românticas homenageando as musas que me inspiraram todos esses anos. Os CDs Cartas E Canções e Das Mil E Uma Noites, seriam lançados em comemoração aos meus 60 anos. Consegui mais do que desejava mas, não foi no prazo estabelecido. Adiantei algum dinheiro para o produtor e começamos a trabalhar mas, houve contratempos. Este ano, renovei um empréstimo consignado para concluir o projeto”.

A arte musical de Beto Melo já começa a encantar a partir dos títulos das suas obras. “Divina Parceria” é o único dos quatro que já foi lançado. “Das Mil e Uma Noites”, “cartas e Canções” e “Bertinho de Mituaçu” são os três discos a serem lançados brevemente. Como ele mesmo comenta, “É importante dizer que lá no fundo da alma, comecei a conceber a ideia de mais dois CDs para o futuro; um de forró e outro com as minhas músicas para a umbanda, isso sem nenhuma pressa pois era um sonho para o futuro. No entanto, os últimos furaram a fila e tornaram-se os primeiros. Em maio, numa visita que fiz a Betinho Muniz, meu eterno produtor que hoje mora em Portugal, mas, ficou preso aqui alguns meses por conta da pandemia, ele me mostrou um riquíssimo naipe de tambores e ritmos africanos é algo vibrou muito forte em mim mostrando o que tinha a fazer. Em menos de um mês, gravamos o CD Divina Parceria que foi lançado em setembro”.

Com o produtor musical paulista, Luhan Richard, Beto Melo fez o cd “Das Mil e Uma Noites”. Outra parceria com o produtor pernambucano Danilo Mariano e seu Sócio Thiago Elói gestou o cd de forró “Bertinho de Mituassu”, nome de infância do cantor que nasceu naquele sítio. Os quatro discos conversam entre si, exibindo um inventário do imaginário de Beto Melo, em diálogos com suas musas, com sua religiosidade, com sua regionalidade. Este é o solo vivo onde Beto Melo cria, canta e encanta.

O canto de Beto Melo sintetiza uma fase da sua vida. É ao mesmo tempo jovem e maduro. Como ele mesmo canta: “...acabou o tempo do penar, para aquele que soube plantar. Chegou o tempo de colher, o bem que a vida vem trazer”. Num tempo de angústias e perdas, Beto melo nos entrega uma mão cheia de coisas boas.

Escute o artista nas plataformas de música como Apple, Amazon e spotify. Se desejar, enquanto espera os discos físicos, faça contato para o seu e-mail pessoal e compre os cds antigos em: betomelocantor@gmail.com.