Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

sexta, 2 de abril de 2021
Imagem de duas mãos de adulto e duas mãos de criança segurando um coração formado por peças de quebra-cabeça, com azul como cor predominante

 

 

Por Allan Oliveira

O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades, em maior ou menor grau, na comunicação, na interação social e no comportamento, que segue um padrão restrito e repetitivo.

Ainda não se sabe as causas, mas acredita-se que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é multifatorial, com aspectos genéticos e ambientais. De acordo com CDC (Center of Deseases Control and Prevention), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 54 pessoas é diagnosticada com espectro autista naquele país. No Brasil, ainda não há dados quantitativos oficiais sobre o autismo.

De acordo com especialistas, as crianças autistas podem escolher brincar sozinhas, em vez de fazê-lo em grupos, ou podem ser muito mais silenciosas do que as outras.

Também pode haver um impacto sobre como uma pessoa entende o mundo ao seu redor. Alguém que é autista pode ser muito ou pouco sensível a sons, toque, sabores, cheiros, luz ou cores. Podem usar fones de ouvido especiais para eliminar ruídos, de forma que o barulho do mundo ao seu redor não o perturbe.

Pessoas com autismo geralmente têm excelente memória, portanto, podem ter muito conhecimento sobre um determinado assunto. Em alguns casos as pessoas são classificadas como superdotadas.

O TEA afeta as pessoas de maneiras diferentes, alguns indivíduos não precisam de muita ajuda, já outros podem, necessitam de suporte extra ao longo da vida.

Para alguém que é autista, a vida cotidiana pode ser confusa e caótica, porque seu cérebro funciona de forma diferente. A simples necessidade de comunicar-se pode ser muito difícil. Além disso, a compreensão das emoções e linguagem corporal das outras pessoas pode ser uma missão árdua.

Saiba Mais

 

Leia o livro “Autismo - um olhar por inteiro" que tem Ester Melo, psicopedagoga do ICPAC, como co-autora.