Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

quarta, 17 de agosto de 2022
imagem de quatro usuários durante atendimentos de música e de atividades lúdicas. Ao lado das fotos temos notas musicais e brinquedos

Desde abril de 2022, o ICPAC vem desenvolvendo mais um projeto em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa - CMDCA-JP, intitulado: “O Lúdico e a Música como Instrumentos de Inclusão Social”. 

O projeto tem como principal finalidade possibilitar a inclusão social e o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional dos envolvidos através do lúdico e da música. Os atendimentos ocorrem de forma presencial em salas equipadas com os materiais específicos para cada atividade e ocorrem diariamente nas instalações do ICPAC.

Os atendimentos que envolvem atividades lúdicas são voltados para crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou que possuem transtorno do espectro do autismo. Como exemplos das atividades desenvolvidas, podemos citar: jogos e brinquedos socioeducativos, contação de histórias, pinturas em telas, desenhos a mão, brincadeiras com movimentos corporais, atividades de interação social, entre muitas outras. 

Já os atendimentos com música são direcionados a crianças com deficiência visual, com microcefalia e/ou outras deficiências associadas. São algumas das atividades presentes: musicalização, interação com instrumentos musicais, movimentação corporal, exploração de diversos recursos sonoros, entre outras.

As atividades são aplicadas de maneira individualizada ou em grupo (com a finalidade de desenvolver a interação social) e podem ocorrer também junto aos responsáveis, a depender da necessidade específica de cada um. 

Além dos próprios atendimentos nas salas, o projeto fornece lanches aos participantes e realiza rodas de conversa mensais para troca de experiências e compartilhamento de relatos, de forma a proporcionar mais interação e aprendizado mútuo.

O projeto beneficia mais de 80 crianças e adolescentes com deficiência, além das próprias famílias e tem previsão de término para novembro de 2022. Continue acompanhando as novidades e registros do projeto também através das nossas redes sociais: @icpac (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook e Youtube).