Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

segunda, 13 de setembro de 2021
Fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Paratletas de Goalball, Futebol de 5 e Judô

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio chegaram ao fim no dia 05 de setembro de 2021, depois de uma belíssima cerimônia de encerramento e vão deixar muitas saudades. Foram 13 dias de muita emoção, superação, conquistas e exemplos inspiradores.

O Brasil teve um desempenho histórico, superando o seu próprio recorde e conquistando em uma só edição 22 medalhas de ouro. No quadro de medalhas final, o Brasil ficou na sétima posição, alcançando a marca de 72 medalhas. A China foi o país com o melhor desempenho geral, conquistando 207 medalhas, seguida da Grã-Bretanha com 124 e dos Estados Unidos, com 104. 

No Goalball, modalidade desenvolvida para pessoas com deficiência visual, o Brasil conquistou medalha de ouro no masculino, após vencer a China por 7x2 na final e fazer uma campanha espetacular. Na equipe, destacamos a participação de José Roberto, Emerson e Romário, que são usuários do ICPAC.

A seleção feminina de Goalball, dirigida por Dailton Freitas, professor de educação física do ICPAC, chegou muito perto da final, mas perdeu nos pênaltis para os EUA e na disputa do terceiro lugar contra o Japão, a equipe acabou derrotada por 6x1. Apesar de não ter conquistado medalhas, a seleção feminina fez uma ótima campanha, ganhando por exemplo da China, uma das favoritas na competição.

No Futebol de 5, modalidade praticada também por pessoas com deficiência visual, o Brasil ganhou todas as partidas, inclusive a final contra a Argentina por 1x0 e conquistou a sua quinta medalha de ouro Paralímpica. Vale destacar que esta seleção esteve presente em todas as Paralimpíadas em que esta modalidade esteve presente (desde 2004, totalizando 5 edições) e venceu todas as partidas que disputou. Destacamos a participação de Damião Robson, usuário do ICPAC e dos paraibanos e goleiros da seleção Luan e Matheus. 

No Judô Paralímpico, tivemos 3 medalhas de paratletas com deficiência visual. Alana Maldonado conquistou medalha de ouro e Lúcia Araújo e Meg Emmerich conquistaram medalhas de Bronze. Além dessas modalidades, tivemos a participação de pessoas com deficiência visual em outras, como atletismo e natação. 

Mais do que ganhar medalhas e estar no topo do ranking, as Paralimpíadas de Tóquio nos presentearam com belíssimos exemplos de superação, esforço, resiliência e cooperação, mostrando para todo o mundo a importância da inclusão. 

Os próximos Jogos Paralímpicos acontecerão em Paris – França, no ano de 2024 e o ICPAC dará todo o apoio necessário aos nossos paratletas brasileiros, para brilharem cada vez mais.