Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

terça, 3 de maio de 2022
Times masculino e feminino da APACE estão com suas medalhas e troféus ao fim da competição

O Ginásio José Belarmino de Souza, localizado no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), recebeu o Regional Nordeste de Goalball 2022, do dia 27 de abril ao dia 1° de maio. O evento ocorreu três dias após o término do Regional Nordeste de Futebol de Cegos, conquistado pela APACE (PB). Ambos os regionais foram realizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), com o patrocínio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e da Loterias Caixa.

O Regional de Goalball contou com 8 equipes femininas, foram elas: ACSB-BA (Associação de Cegos do Sul da Bahia), ADEVIRN-RN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos), APEC-PE (Associação Pernambucana de Cegos), APEDVA-BA (Associação das Pessoas com Deficiência Visual de Alagoinhas), ASSOBECER-PE (Associação Beneficente dos Cegos do Recife), ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia), IERC-RN (Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte).

 E também contou com a participação de 12 equipes masculinas, foram elas: ACSB-BA, ADEVIRN-RN, AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco), APACE-PB, APEC-PE, APEDVA-BA, ASDEV-BA (Associação Santoantoniense de Deficientes Visuais), ASSOBECER-PE, FUNAD-PB (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência), ICB-BA, IEACN-PB (Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste) e IERC-RN.

Na primeira fase da disputa feminina, a equipe paraibana da APACE venceu as três partidas jogadas e se classificou em primeiro, com 31 gols feitos e apenas 4 sofridos. Na semifinal, enfrentou a forte equipe do ICB e acabou perdendo por 7x6, em jogo disputadíssimo e definido nos detalhes. Dessa forma, a APACE disputou o terceiro lugar com a ADEVIRN, últimas campeãs do Regional, e venceu a partida por 6x2, conquistando a medalha de bronze. A grande final foi disputada entre ICB x ACEP e as baianas do Instituto de Cegos da Bahia conquistaram a vitória por 5x4, com um gol na prorrogação e sagraram-se as grandes campeãs da edição 2022, feito nunca alcançado anteriormente.

Já na primeira fase da disputa masculina, a APACE se classificou em primeiro, com 31 gols feitos e apenas 1 sofrido e a FUNAD avançou para a próxima etapa em quarto, com 43 gols a favor e 24 levados. A IEACN, outra equipe paraibana na disputa, não conseguiu classificação. Nas quartas de final, a APACE enfrentou a ASSOBECER e venceu por 12x2 e a FUNAD encarou o time do ICB e venceu por 13x3. Nas semifinais, as duas equipes paraibanas se enfrentaram e a APACE levou a melhor sobre a FUNAD, vencendo por 11x5. 

Na grande final, os paraibanos enfrentaram os pernambucanos da APEC e conquistaram a vitória pelo placar de 11x1, em jogo com amplo domínio. A APACE alcançou a marca de nove campeonatos regionais dos dez possíveis, desde que a CBDV assumiu a realização do evento.

A grande artilheira da competição na categoria feminina foi a jogadora da APACE Geovanna, com 27 gols e o artilheiro na categoria masculina foi Kim Wagner, da APEC, com 41 gols. Ficaram com os prêmios de revelação do campeonato: o jogador Renan, da APACE e a jogadora Hoseanne do ICB. A torcida esteve presente durante todo o campeonato nas arquibancadas do ginásio, apoiando as equipes e tornaram a competição ainda mais emocionante. 

Para continuar acompanhando as notícias do ICPAC e ficar por dentro de todas as novidades e próximos eventos, acesse também as nossas redes sociais: @icpacpb (Instagram) e Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (Facebook).