Logomarca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha

domingo, 21 de março de 2021
Menina com síndrome de down sorrindo

Por Allan Oliveira

Na data de hoje, lembramos a importância de aumentar a conscientização  de todos nós na luta pela defesa de direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. A data foi criada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Antigamente, acreditava-se que a síndrome causava uma deficiência intelectual severa. Mas, hoje, sabe-se que com intervenções precoces, terapias e acompanhamento especializado, as crianças conseguem aprender e desenvolver a autonomia, respeitando seus próprios limites, como qualquer um.

Síndrome de Down não é doença, é uma condição. Temos muitos relatos de pessoas com essa síndrome formando família, concluindo graduações e sendo inseridas no mercado de trabalho. O avanço é nítido, e por isso, a sociedade deve continuar buscando mais oportunidades para esse público.

Conheça Mais

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada por erro na divisão celular durante a divisão embrionária. As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. 

Às vezes, pode ocorrer a translocação cromossômica, isso é, o braço longo excedente do 21, liga-se a um outro cromossomo qualquer. Nesses casos, portanto, não existe um cromossomo a mais, pois o 21 em excesso se encontra ligado a outro cromossomo. 

Mosaicismo (ou síndrome de Down com mosaico) é uma forma rara da síndrome (de 2% a 3%) em que parte das células apresenta trissomia do 21 e outra parte tem a quantidade normal de cromossomos. Essa diferença, no entanto, não reflete em diferenças significativas em relação a portadores da síndrome de Down comum.

A alteração genética que ocasiona a síndrome de down foi descoberta em 1862, pelo médico britânico John Langdon Down. Desde então, foram registrados muitos avanços nos âmbitos científicos e sociais, especialmente nas últimas três décadas. A tecnologia, juntamente, com a saúde tem uma participação ativa nesse processo, disponibilizando novas descobertas e aplicativos que auxiliam o tratamento e propiciam melhor acessibilidade e inclusão.